Banco digital e fintech não são a mesma coisa, mas qualquer empresa pode dizer ser uma fintech, já que não existe nada que regule se colocar assim frente ao mercado. Com bancos, as coisas mudam um pouco de figura e isso ganha materialidade legal.
O sistema financeiro brasileiro é regulado pelo Banco Central (BC), que trabalha para que as regulações do Sistema Financeiro Nacional (SFN) sejam seguidas pelas instituições. Ou seja, toda empresa que presta serviços financeiros no Brasil precisa seguir as regras do BC.
Já para uma fintech , digital ou não ela precisa atender a uma série ainda mais complexa de exigências do que aquelas que se destinam a fintechs, que trabalham apenas com pagamentos ou empréstimos entre pessoas, por exemplo.
FinTech é uma abreviação para Financial Technology (Tecnologia Financeira, em português) e são startups que repensaram os serviços financeiros, com processos inteiramente baseados em tecnologia.
O objetivo de utilizar a tecnologia nos processos é simplificar e desburocratizar os serviços oferecidos pelos bancos tradicionais.
Os serviços inovadores e tecnológicos prestados pelas FinTechs vão além de bancos digitais. As fintechs podem oferecer serviços de crédito, de pagamento e crowdfunding, entre outros
A inovação em tecnologia financeira está transformando os serviços financeiros no Brasil e no mundo. As Fintechs são as startups da nova era. Os bancos, por outro lado, são gigantes financeiros, sinônimo de confiança e estabilidade. No entanto, estão adotando novas tecnologias para acompanhar a inovação implacável trazida pelas Fintechs.,
Mas então qual é a diferencia das fintech para os Bancos tradicionais
Apesar de ambos se servirem da tecnologia para oferecerem serviços mais ágeis aos clientes, seus perfis ainda são bem diferentes. Para começar, para ser um banco é necessário seguir toda uma burocracia de regras do Banco Central do Brasil e se submeter a uma série ainda mais complexa de exigências para se regulamentar segundo o Serviço Financeiro Nacional. São medidas muito importantes na hora de proteger os correntistas, mas que não fazem sentido para a realidade da maioria das fintechs. Aquelas que trabalham apenas com pagamentos ou empréstimos entre pessoas, por exemplo, precisam de regras um pouco diferentes.
Outra grande diferenciação está na forma de dar atenção aos clientes. Mesmo uma digital atende a um público bem amplo, concentrando-se na gestão de risco de capital, enquanto as fintechs têm objetivos mais focados, desenvolvendo produtos a partir de uma lacuna identificada no mercado, para públicos específicos.
A internet 4G, por exemplo, levou os bancos para as mãos dos clientes, enquanto os chatbots revolucionaram o atendimento. Nem por isso mudou a estrutura dessas instituições financeiras, uma vez que seus principais serviços continuam os mesmos: conta corrente, cartão de crédito e linhas de financiamento, por exemplo.
Fintech
- simplicidade
- acessibilidade
- agilidade
- contextualidade
- personalização
- conveniência
Banco
- tradição
- segurança
- rigidez
- consolidação
- impessoalidade
- burocracia
No primeiro contato com as fintechs, alguns consumidores costumam se perguntar se essas empresas são tão seguras quanto os bancos tradicionais.
Vale lembrar que, assim como os bancos, as startups que oferecem serviços como contas digitais, cartões, empréstimos e outras modalidades de concessão de crédito são fiscalizadas pelo Banco Central, o que representa uma forma de proteção aos seus clientes.
No entanto, a legislação é mais branda para as fintechs, e por isso essas startups têm custos menores que os bancos para cumprir as obrigações legais. Dessa forma, conseguem oferecer produtos mais baratos e com mais agilidade.
Agora que você já sabe o que você já sabe a diferencia entre Fintech e bancos tradicionais, chegou a hora de participar da família da Help tecnology. Onde tudo que você precisa para emitir e controlar suas finanças !
Entre em contato com a gente para maiores ou acesse o link .
E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br
WhatsApp: Marcela Rodrigues
Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)