Argumentação de vendas: conheça 7 dicas para fechar negócios

argumentação de vendas

Argumentação de vendas:  O que é e 7 dicas de como usar

 

A expressão “argumento de vendas” é uma maneira de explicar o valor do produto ou serviço para o comprador. Informar as perspectivas corretamente sobre o valor de uma oferta, que ainda é um aspecto fundamental de vendas.

O que já está longe de ser ideal são os argumentos de vendas longos, chatos e com foco maior no produto.

O que é argumentação de vendas?

5 Técnicas de vendas - O que fazer quando o cliente diz que está caro

Argumentação de vendas são abordagens utilizadas por vendedores para demonstrar de forma lógica como seus produtos ou serviços podem ser úteis para os consumidores

Como encontrar a melhor argumentação de vendas?

Dados: o poder do argumento certo na hora da venda

Quando falamos dos melhores argumentos para vendas, podemos nos referir em algumas abordagens que podem ajudar um vendedor a ter bons resultados, pondo em prática tudo que conseguiu descobrir sobre seu cliente

E para ficar mais fácil de lembrar destas táticas de vendas, separamos 7 dicas perfeitas para isso

1. Linguagem corporal

Linguagem corporal no trabalho - Percebendo os recados físicos de colegas e chefes - Marcus Marques

Sua postura corporal, tom de voz e a maneira de conversar com o cliente podem fortalecer e melhorar sua argumentação de vendas. Isso se chama “PNL,” ou Programação Neurolinguística, que nada mais é do que a prática de compreender como as pessoas organizam seus pensamentos para realizar determinadas atividades ou até mesmo ao ter comportamentos que podem persuadir.

Duas das técnicas de PNL muito comuns são:

Técnica do espelho: em que se deve imitar discretamente os gestos, postura, movimentos e até o ritmo da respiração do cliente, gerando uma empatia com ele, e a da

Técnica da âncora: em que o vendedor tem que relacionar aquele momento da venda com experiências positivas e agradáveis para o cliente.

2. Oferecer ajuda ao cliente

Mesmo que a venda não se concretize, ajudar seu cliente com recursos e serviços adicionais (desde que não comprometam sua lucratividade ou sejam vantagens indevidas) vai fazer milagres em seu relacionamento.

3. Realizar um sonho

É comum que alguns profissionais sonhem com uma solução para resolver um grande problema de sua operação. Por exemplo: eles até têm um software de gestão, mas o bom mesmo seria aquele outro… ou, “Nossas máquinas são boas, mas a ideal seria aquela lá.”. Se você sabe o que o cliente quer, e se o seu produto ou serviço se enquadra nos “desejos de consumo” dele, use o argumento do sonho para convencê-lo.

4. E se?

E se a venda não for fechada, o que vai acontecer? Este argumento de venda consiste em mostrar ao cliente tudo de ruim que a empresa pode passar caso ele não se decida logo pela compra. Quais as consequências?

5. Usar pessoas de confiança

Seu cliente é inseguro, mas você conhece pessoas que podem influenciá-lo a se decidir? Peça o auxílio deles, pessoas em quem ele confia e que podem dar bons conselhos. Sua argumentação de vendas seria: – Tá vendo como eles concordam?

Remuneração em vendas: quais são as melhores áreas?

6. Ajuste de condições

Esta é a argumentação de vendas clássica, do bom negociador: – Eu cedo aqui, você cede ali e nós chegamos a um acordo. Não se trata de troca de favores, mas de ajustar as condições para se chegar a melhor proposta para ambos.

7. Argumente com fatos

Muitas pessoas só se rendem aos fatos. Você deve ser esperto e perceber se seu cliente é uma destas pessoas que gosta de ver gráficos, números e provas concretas (muito comum entre engenheiros e médicos, por exemplo). Leve estes elementos palpáveis para convencê-lo e feche o negócio!

Gostou do post?, visite o site da Help e leia muitos mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: ana.paula@helptechnology.com.br

Whatsapp: Ana Paula Mota 

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *