ecommerce-blogeral-helptechnology-guiacomercial-marketplace-shoppingmarketplace-imoveis

TOP 5 MARKETPLACES DE IMÓVEIS DE 2020

TOP 5 MARKETPLACES DE IMÓVEIS DE 2020

O marketplace é uma modalidade relativamente nova no Brasil, que começou a ganhar força somente a partir de 2012.  Por se tratar de algo novo, o tema ainda gera certa desconfiança, principalmente em relação à segurança e legitimidade dos produtos e serviços ofertados.

Entretanto, essa é uma visão que, cada vez mais, está ficando para trás. Hoje, no mercado, contamos com empresas de prestígio global investindo pesado em marketplaces, transformando a compra online num fenômeno cada vez mais necessário e aceito.

E é claro que o mercado de imóveis não perdeu essa oportunidade, muito pelo contrário, as empresas do setor imobiliário vêm acompanhando e também fazem parte dessa nova forma de consumir do século XXI.

Mas antes de falarmos mais sobre eles, vem a questão:

Você sabe exatamente o que é um maketplace imobiliário e como ele funciona?
ecommerce-blogeral-helptechnology-guiacomercial-marketplace-shoppingmarketplace-imoveis

Vamos lá, se formos traduzir literalmente o termo marketplace, podemos dividi-lo em 2 partes: market (que significa “mercado”) e place (que significa “lugar”).

Ou seja, trata-se basicamente de um espaço que intermedia a compra e venda de produtos ou serviços.

No contexto histórico do comércio eletrônico, os marketplaces consistem em uma forte parceria de grandes redes varejistas com determinado grupo de lojistas.

Empresas que geralmente possui grande porte e alcance, abrem espaço dentro dos seus sites para que outros vendedores comercializem seus produtos.

O lojista parceiro então aproveita toda a visibilidade do grande e-commerce e, em troca, o canal recebe uma comissão por cada venda concretizada

 

Ok, mas como o mercado imobiliário fica no meio disso tudo?

Quando trazemos o conceito de marketplace para o setor de imóveis, ele não muda muita coisa.

Basicamente, um marketplace imobiliário conecta, em um só lugar, as imobiliárias aos serviços e produtos que são pertinentes às suas demandas do dia a dia e permite fazer parcerias entre si.

Quer ver?  Vamos a um exemplo prático.

Suponhamos que uma imobiliária precise de consultoria para crédito imobiliário. Neste caso, ela poderá pesquisar e cotar este serviço em um marketplace e já contratar por lá mesmo.

Bem fácil, não é mesmo?

E não para por aí, os marketplace especializados em imóveis têm mais algumas outras vantagens!

Vejamos.

 

As principais vantagens de se investir ou comprar em um marketplace imobiliário

ecommerce-blogeral-helptechnology-marketplace-shoppingmarketplace-guiacomercial-imoveis-marketplaceimoveis-lojavirtual

Apesar de a etapa final, de fechamento dos negócios, ainda requerer visitas presenciais em praticamente a totalidade dos casos. A oferta e a busca por imóveis tem hoje um forte e decisivo componente online.

Se tornou um negócio benéfico tanto para o consumidor/usuário quanto para o lojista, sem falar para as grandes empresas, é claro.

Benefícios do markeplace para o lojista:

  • MAIS VISIBILIDADE: A primeira grande e inquestionável vantagem do marketplace imobiliário é a questão da visibilidade.

 

Nós sabemos que não é fácil ter uma presença notável na web. Isso porque o ambiente online ainda é tido como um canal relativamente novo para as imobiliárias. Entretanto, na contramão disso, diariamente, temos a entrada de novas empresas no setor.

 

Uma das formas de conseguir essa visibilidade é por meio da construção de uma página na web que seja totalmente orientada para esse objetivo. Afinal, ter um bom site já é uma ótima maneira de captar leads.

 

Aliado a isso, para que as vendas existam e numa boa quantidade, é preciso de outras ferramentas que auxiliam na geração de leads ou contatos em potencial.

 

Com o marketplace será possível encontrar essas e outras soluções que estão associadas ao marketing digital e, consequentemente, a maneiras eficientes de prospecção de novos clientes.

 

Essas soluções poderão fornecer uma capacidade bem maior de conversão, além de um crescimento mais rápido do que você imagina. Assim, você pode ficar tranquilo em relação a essa etapa e se preocupar somente com as vendas, que são, aliás, a sua especialidade, não é mesmo?

 

  • MELHOR QUALIFICAÇÃO DOS LEADS: Gerar leads aos montes e não saber utilizá-los, não adianta nada. É preciso saber qualificá-los para garantir a produtividade da sua equipe de corretores.

 

Nesse sentido, podemos dizer que uma das soluções oferecidas pelo marketplace imobiliário é um sistema de CRM, uma ferramenta fundamental para a organização e qualificação dos leads, bem como na otimização do processo de vendas.

 

  • MAIOR FACILIDADE NA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS: Um marketplace torna muito mais fácil a aquisição de uma variedade de serviços. Isso porque, por mais diversas que sejam as ofertas, tudo pode ser encontrado de maneira mais fácil em um só lugar.

 

Pode até parecer um mero detalhe, mas acredite, isso facilita, e muito, o processo de crescimento de uma imobiliária, uma vez que influencia diretamente as suas vendas.

 

E sabe qual é a melhor parte de todas?  Os serviços escolhidos poderão ser contratados no mesmo momento, facilitando todo o processo.

 

  • AMPLIAÇÃO DOS CANAIS DE VENDAS: Outro grande benefício é a possibilidade de expandir cada vez mais o alcance da imobiliária, por meio da ampliação de diversos canais de vendas que podem ser conectados.

 

O fato é que alguns dos principais parceiros de um marketplace imobiliário são, justamente, os portais imobiliários, que já têm uma atuação considerada muito mais do que relevante na web. Aliás, atualmente, o seu poder de alcance e conversão em vendas é inquestionável.

 

  • BAIXO CUSTO: Não poderíamos deixar de destacar que contar com um marketplace imobiliário também ajuda a reduzir custos, principalmente quanto à questão da aquisição de serviços que vão te ajudar a vender mais.

 

Esses serviços são soluções já prontas, cujas ferramentas se adaptam bem à realidade da grande maioria das imobiliárias. Ou seja, elas podem ser comercializadas de uma forma muito mais acessível, se comparadas com a construção de uma solução específica e personalizada para só um negócio.

 

 

  • MELHORIA DE PROCESSOS INTERNOS: Por fim, é importante ressaltar ainda que um marketplace também traz melhorias referentes aos processos internos da imobiliária, o que confere ganhos diretos em relação à sua produtividade.

 

E, indiretamente, isso também auxilia no aumento das vendas. Afinal, quando você descomplica esses processos os torna, logicamente, bem menos burocráticos e, assim, ajuda a tornar uma venda mais fácil e rápida.

 

Benefícios do markeplace para o usuário:

  • PRATICIDADE: Para os usuários, o marketplace representa muito mais praticidade. Afinal de contas, ele pode ver, em um único site, ofertas de vários lojistas. Ou seja, assim, é possível comparar e escolher o melhor preço de maneira muito mais fácil.

 

Bem, agora que você está por dentro de como funciona e quais são os benefícios que o marketplace pode oferecer, que tal buscar algumas inspirações?

 

Selecionamos cinco marketplaces que fazem sucesso desde seus respectivos lançamentos e prometem se superar em 2020.

Vamos conferir?

ecommerce-blogeral-helptechnology-olx-marketplace-shoppingmarketplace-guiacomercial-imoveis-marketplaceimoveis

  1. OLX

A OLX, já é uma velha conhecida empresa de compra e venda online que faz um tremendo sucesso.

Diante deste cenário positivo, a empresa decidiu lançar, na virada de 2016/2017, o OLX Compara, um marketplace que tem como objetivo facilitar a vida de quem busca por soluções para seu automóvel ou imóvel, como por exemplo, cotações de financiamento, consórcio, seguro, entre outras opções.

A plataforma agrega diversos fornecedores. Assim, em um só lugar, o usuário pode receber cotações de diferentes empresas e escolher a melhor opção dentro do que desejar.

“Ao comprar um automóvel ou imóvel, geralmente há uma série de providências a serem tomadas e o OLX Compara vem auxiliar o usuário de forma totalmente gratuita. A negociação é feita diretamente entre o fornecedor e o usuário, nós apenas facilitamos este encontro”, destaca Igor Pereira, Diretor Key Accounts da OLX.

“Para as empresas também é um facilitador, pois tem a oportunidade de se aproximar de uma base de 50 milhões de usuários”.

Para receber uma cotação de produto ou serviço é muito simples. Primeiro o usuário deve escolher a solução em que está interessado e solicitar uma cotação para a empresa com o preenchimento de um formulário disponibilizado no site.

Ao enviar a solicitação de orçamento, ele deve apenas esperar a empresa parceira entrar em contato para finalizar a negociação.

 

  1. Quinto Andar

Criada em 2013, a startup QuintoAndar chegou ao mercado para transformar a maneira de alugar imóveis no país.

 

Uma das estratégias que atraem muitos clientes para a startup é a possibilidade de agendar visitas rapidamente. Em muitos casos é possível conhecer um imóvel no mesmo dia, tudo feito de forma online, via site, app e WhatsApp.

 

Com tanta facilidade, a empresa possibilitou mais de 2,2 milhões de visitas através de sua plataforma no último ano.

 

E como se tudo isso não bastasse, para tornar essa experiência ainda mais breve, o QuintoAndar oferece fotografias profissionais para catalogar os imóveis, assim o possível morador pode visualizar melhor o local e fazer uma visita mais certeira.

 

 

  1. Viva real

A Viva Real é um portal imobiliário que conecta o consumidor ao imóvel ideal e conta hoje com mais de 5 milhões de anúncios para compra e locação em mais de mil cidades brasileiras.

 

Com mais de 18 milhões de visitas por mês em seu site e aplicativos móveis, o VivaReal é um dos líderes em seu segmento de atuação e está presente com escritórios locais em 14 cidades brasileiras.

 

Com o sucesso da VivaReal, Diego Simon, responsável por fundar a empresa no Brasil, decidiu continuar na empreitada do empreendedorismo e criar um novo braço de negócio, o Viva Decora, uma plataforma focada no mercado de decoração, mobília e reforma, que tem como propósito ajudar as pessoas a criarem a casa dos sonhos.

 

Sua estrutura é baseada nos 3 Cs:

  • Reunir todo o Conteúdo disponível no mercado: fotos de ambientes decorados, vídeos, textos e em breve, produtos e serviços.

 

  • Criar uma Comunidade engajada que crie interações entre consumidores, profissionais (serviços) e marcas (produtos);

 

  • Potencializar o Comércio entre produtores e consumidores da plataforma, melhorando a eficiência do mercado e gerando negócios.

 

Bem bacana, não?

 

Bom, a seguir temos os dois primeiros colocados no nosso ranking. Marketplaces relativamente novos que chegaram prometendo uma revolução no mercado.

 

Leia Também: Guia Comercial x Marketplace: Onde investir?

Apostas para o mercado de marketplace no Brasil em 2020

  1. Kzas

Ocupando o segundo lugar do nosso Top 5 Marketplaces de Imóveis de 2020 temos o Kzas.

A Kzas é uma plataforma que promove encontros apenas entre imóveis e clientes que apresentem um ótimo potencial de fechamento de negócio após a detalhada avaliação das necessidades e aprovação do crédito e também a verificação da documentação e características dos imóveis.

Com a Kzas, o consumidor pode cuidar de tudo digitalmente com autonomia e controle por meio de uma interface amigável, representada pela assistente virtual Kimi.

Após analisar os dados fornecidos pelo cliente, Kimi apresenta alternativas e informa o os imóveis com melhor compatibilidade (“match”e, então, o cliente pode escolher seus favoritos.

A comunicação então ocorre diretamente entre compradores e vendedores via sistema de forma anônima, permitindo que falem uns com os outros, mas que solicitem ajuda dos especialistas Kzas a qualquer momento.

Uma vez escolhido o imóvel, o processo de negociação, fechamento e documentação é realizado através do sistema de forma simples e segura, com total transparência e sem burocracia.

Para completar, Kzas devolverá aos compradores 1% do valor do imóvel adquirido para ser usado na aquisição de produtos para sua nova residência.

“Nosso principal objetivo é virar o mercado de cabeça para cima, colocando o foco no comprador. Proporcionamos uma experiência de compra inovadora, na qual o consumidor se sente seguro, confiante e, principalmente, valorizado”, explica Eduardo Muszkat, CFO da empresa.

O conceito inovador de Kzas foi premiado com o 1º lugar entre todos os cases de novas proptechs apresentados no Global Online Marketplaces Summit 2019, em Miami, além de ter sido destaque no Web Summit 2019, em Lisboa, em novembro do último ano.

 

  1. Banco do Brasil

A Forbes lançou uma matéria bem legal neste mês de março (2020) sobre sua parceria com o do Banco do Brasil no mercado de marketplace.

Dentre outros detalhes, a matéria ressalta que o novo serviço, que ocupa a primeira posição do nosso “top 5”, é uma plataforma digital que traz um estoque de 1.600 casas e apartamentos retomados do banco, usando a tecnologia da Resale, startup com sede em Piracicaba (SP).

Entre os atrativos do Seu Imóvel BB, está o acesso simplificado à compra deste tipo de imóvel (retomados), que é tipicamente associada a múltiplos processos analógicos, bem como burocracia e risco.

Os imóveis disponíveis através do hub do BB apresentam um desconto médio de até 42% em relação ao valor de avaliação e seu lançamento oficial será em abril.

Recursos como inteligência artificial foram usados no marketplace, para definir se os imóveis serão vendidos diretamente pela plataforma, via leilão ou através de imobiliárias.

Segundo Marcelo Prata, fundador e CEO da Resale, o diferencial da plataforma está nessa diversidade de modelos de vendas e parceiros no processo digital de compra dos retomados.

“O melhor modelo de venda é aquele que agrega diversos canais: o leilão e os corretores de imóveis têm uma forte penetração junto a públicos de nicho”, explica o empreendedor.

 

Sabemos que era só um Top 5, mas antes de fecharmos queríamos falar sobre mais uma grande novidade para o setor imobiliário. Se você ainda não conhece, veja agora um pouquinho sobre o Blockchain.

 

Blockchain

Também conhecido como “protocolo da confiança”, o blockchain é uma tecnologia baseada no conceito de registro distribuído e sincronizado em uma rede de computadores com protocolos focados na descentralização como medida de segurança e transparência.

Difícil de entender? Então vamos descomplicar!

Embora ainda seja uma tecnologia considerada nova e pouco utilizada na prática, o blockchain é apontado como uma das soluções que mais irá impactar o setor imobiliário.

A tecnologia, que começou a ficar conhecida em função das super (des)valorizadas moedas digitais como o Bitcoin, vai muito além da sua aplicação no mercado financeiro.

Sabe toda aquela burocracia chata de cartórios, certidões, registros, bancos? Pode esquecer! Mais que facilitar e desburocratizar todo o processo, com o blockchain será possível também mudar a forma de comercialização de um imóvel.

Na prática, especialistas estão prevendo que será bem fácil negociar parcialmente os direitos e títulos de propriedade de qualquer imóvel no futuro.

A compra de um apartamento, por exemplo, poderá ser feita em um ou dois cliques.

A tecnologia é tão revolucionária e promissora que governos estão iniciando projetos para usá-la como uma espécie de ferramenta contra a corrupção.

Os Emirados Árabes Unidos querem ser o primeiro país com uma gestão pública 100% baseada em blockchain. E olha que eles estão quase lá. Dubai já é considerada uma das cidades mais avançadas do mundo no uso dessa tecnologia.

O órgão regulador chamado Smart Dubai, sob a supervisão direta do príncipe herdeiro de Dubai, já está implementando a solução de Blockchain na cidade.

Sensacional, não?

E você também tem uma ideia incrível, 2020 pode ser o ano perfeito para tirá-la do papel.

ecommerce-blogeral-helptechnology-top5-marketplace-shoppingmarketplace-guiacomercial-imoveis-marketplaceimoveis

Mercado imobiliário e a promessa de um 2020 aquecido no setor

O mercado imobiliário começa 2020 aquecido com cada vez mais oportunidades para os investidores. Os resultados de 2019 e o impacto da área na economia deixam uma expectativa favorável de crescimento neste ano.

Com o fim do grande período de recessão e a baixa taxa de juros para crédito imobiliário, este novo ano tem tudo para ser o ano de reerguer o mercado.

Quer saber mais sobre o mercado de marketplace ou ficou com alguma dúvida em relação ao artigo? 

 

Já pensou em ter a sua própria loja virtual ou o seu próprio MarketPlace?

Preencha o formulário abaixo e solicite um orçamento!

Caso prefirir CLIQUE AQUI e seja direcionado para o nosso WhatsApp.

 
Leia também: https://helptechnology.com.br/shopping-market-place-marketplace/

3 thoughts on “TOP 5 MARKETPLACES DE IMÓVEIS DE 2020”

  1. Pingback: TOP 5 MARKETPLACES DE IMÓVEIS - Blogeral - Curiosidade Marketing Digital - Marketplace - Shoping Marketplace - Guia Comercial - Aula de Jump

  2. Pingback: Os 10 marketplace que você precisa conhecer - Consultoria de Marketing Digital - shopping market place - marketplace

  3. Pingback: Os 10 marketplace que você precisa conhecer - Blogeral - Curiosidade Marketing Digital - Marketplace - Shoping Marketplace - Guia Comercial - Aula de Jump

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *