5 Informações históricas e relevantes sobre o primeiro Shopping Market Place do mundo!

5 Informações históricas e relevantes sobre o primeiro Shopping Market Place do mundo!

Março 20, 2020 6 Por Alan Martins

Em tempos de quarentena conhecer um pouco da história do maior Shopping Market Place do mundo é tarefa nobre e de preparo para quem quer vender seus produtos por meio dessas plataformas.

 

1.  No mundo do Shopping Market Place você sabe quem é Pierre Omidyar?

mercado de compras - mercado - pierre omidyar

Esse é o criador do Ebay, um ex programador nascido na França de origem iraniana, com ampla formação acadêmica um empreendedor sagaz e com conhecimento amplo em diversas áreas do saber suficiente para suas criações.

Sua formação passa por escolas de negócios a escolas de tecnologia da informação, hoje é considerado um dos homens mais ricos do planeta.

Por acumular tanto capital Omidyar se tornou filantropo atuante e engajado. A partir do Shopping Market Place Ebay ele construiu algumas empresas estratégicas e investiu alguns milhões de dólares no The Intercept.

 

 

2. Shopping Market Place Ebay

Inicialmente chamado de Auction Web, o Ebay era um site pessoal de Omidyar e foi fundado em setembro 1995.

O Marketplace Ebay trabalha com conceito de leilões, onde as pessoas entram, procuram seus itens de interesse e ofertam lances, a plataforma é de fácil utilização e possui vários meios de pagamento.

Um dos primeiros itens vendidos no Market Place Ebay foi um apontador a laser  quebrado por U$ 14,83. Omidyar fez algo que incrível, que poucos empreendedores digitais fazem e acham que com a automação não é necessário.

Quando telefonou fez a prova de satisfação e validação do seu processo ligando para o cliente, e entender se de fato o cliente entendeu que o produto adquirido pelo Market Place Ebay se tratava de um item quebrado.

Esse processo está diretamente ligado a como profissionais da área de tecnologia da informação devem atuar na validação dos seus projetos, entendendo como o cliente final recebeu e conseguiu utilizar os serviços

 

3. O crescimento exponencial do Market Place Ebay

O Market Place Ebay cresceu rápido, em 1998 Pierre Omidyar se tornou bilionário. Em fevereiro de 2002 comprou a iBazar, similar europeia e no mesmo ano adquiriu a Paypal.

E não parou por ai, em 2008 se tornou Shopping Market Place classe mundial, com números expressivos e aportando várias outros negócios e consolidando suas bases.

Com centenas de milhões de usuários registrados, mais de 15 mil funcionários e uma receita de quase US$ 7.7 bilhões. No final de 2009, o eBay completou a compra do Skype por US$ 2.75 bilhões, mas depois a empresa passou para um grupo de investimento e, por último, foi vendida para a Microsoft, em 2011.

 

 

4. Presença estratégica do Shopping Market Place Ebay

A força dessa empresa está na atuação agressiva do gestor Omidyar, que através de seu amplo conhecimento e visão empreendedora entendeu que precisava tornar seu negócio mais sólido e atendesse seus clientes de forma mais completa.

O Ebay se tornou uma grande comunidade de compradores e vendedores, que utilizam a plataforma como canal de venda único ou mais um canal que possibilitou alcançar lugares antes nunca imaginado.

Os pequenos negócios e vendedores individuais enxergam na plataforma a possibilidade de ampliar seu faturamento.

O Ebay está presente praticamente em todos os continentes, Europa, América Norte, América Latina, Oceania, Ásia.

Marcando forte presença na China e America Latina com investimentos através do Mercado Livre e da EachNet.

 

5. Shopping Market Place Ebay e o Dropshipping

Muitos brasileiros entraram na plataforma em 2017 com a popularização do dropshipping, uma proposta de trabalho voltado para e-commerce e empreendedores individuais de Shopping Market Place como o Ebay.

O dropshipping é o processo que consiste em receber as ordens de serviço (vendas) online e encaminhá-las ao fornecedor, ou seja, o parceiro dropship, que por sua vez envia o produto para o seu cliente em nome da empresa, a única coisa que esse empreendedor digital de Market Place faz e intermediar a venda.

O lucro dessa operação vem da diferença de preço entre o valor que divulga na sua loja on-line dentro do Market Place e o que seu parceiro dropshipping cobra.

Conhecer um pouco da história dos grandes players é importante para entendermos a dinâmica dos mercados durante os anos. A história tem como função entender os contextos de como empresas, pessoas e a comunidade evoluem.

Até a próxima…

 

Leia também: Os 10 marketplaces que você precisa conhecer

Conheça o Pacote da Help Technology para sua empresa ser referência na Internet – Criação de Autoridade

BlogGeral – A maior plataforma de blogueiros do Brasil

 

Referências:

https://br.historyplay.tv/hoje-na-historia/e-fundado-o-website-de-leiloes-ebay

https://pt.wikipedia.org/wiki/EBay

https://www.mandae.com.br/blog/o-que-e-dropshipping-e-como-funciona/

 

Leia também: https://helptechnology.com.br/shopping-market-place-marketplace/