5 Dicas para planejar sua entrada em um Shopping Market Place!

5 Dicas para planejar sua entrada em um Shopping Market Place!

Março 23, 2020 0 Por Alan Martins

Quando pensamos em Market Place logo imaginamos grandes locais de compras aonde existem diversos produtos à disposição, e partindo dessas ideias como vamos entrar nesse universo e ser visto?

1. Planejar no no Shopping Market Place é preciso!

market place- shopping market place - 5w2h

Uma das formas de pensar seu posicionamento nas grandes plataformas de Shopping Market Place é definir bem seu foco e planejar a entrada. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para fazer esse planejamento, uma boa ferramenta é a Matriz 5W2H.

A Matriz 5W2H é uma ferramenta que auxiliara o gestor a dar o pontapé inicial no processo de entendimento do que de fato importa para empresa e porque ele quer entrar no mundo dos Market Place, não obstante também ajudará a avaliar a necessidade de criar uma loja virtual.

 

2. O significado do 5W2H

Os 5W
What – o que será feito?
Why – porque será feito?
Where – onde será feito?
Who – por quem será feito?

Os 2H
How – como será feito?
How much – quanto vai custar?

Na construção da Matriz o gestor terá respostas essenciais para elaboração de qualquer planejamento, fornecendo ao interessado em investir e atuar em Shopping MarketPlace aonde ele está e para onde quer ir.

A proposta dessa matriz é ser objetiva e retirar o gestor da posição zero, dando clareza do estágio atual do seu negócio e do seu produto.

 

3. Com o 5W2H em mãos pense nos custos da operação

Após debruçar sobre a Matriz é hora de pensar nos custos da operação, sempre baseando-se em comparações de ter um espaço físico em detrimento a usar um espaço abandonado da sua casa, ou um espaço nada comercial, vendendo somente pela internet. Algumas contas iniciais para pensar:

  • Aluguel Loja Física X Aluguel Espaço Estoques Estrutura Vendas Loja Física – móveis, prateleiras, decoração, estoques, internet, telefone, computadores, funcionários, segurança.
  • Estrutura Vendas Shopping Market Place – internet, telefone, computadores, prateleiras simples estoques, CRM. Funcionários.
  • Shopping Market Place – taxas de vendas, correios, fotos, estoques

 

4. Aplicar o 5W2H em grupo

A efetividade dessa Matriz também se dá na aplicação em grupo, caso tenha uma equipe a partir de 3 funcionários não exite em chama-los para construção da Matriz, aproveite as leituras e pontos de vistas diferentes e muito ricos.

Compartilhar e construir a matriz com as diversas partes do seu negócio com certeza trará um escopo inicial pertinente e mais seguro para sua decisão de entrar em algum Market Place.

Essa avaliação em grupo é importante, algumas vezes um produto seja sucesso de vendas na sua loja física mas na internet tem uma procura baixa devido ao fácil acesso do público.

 

5. Construa métricas e acompanhe os números gerados no Shopping Market Place

Métricas são informações em números da movimentação dos seus clientes na sua página, como:

  • Qual o tempo médio de navegação das pessoas na sua página (tempo gastos no site, visitas únicas…)
  • Qual o produto mais clicado
  • Qual o caminho feito pelo cliente até a compra
  • Qual forma de pagamento é a mais utilizada……

Conforme artigo da RockContent de Gustavo Souza

[…] quando bem usadas, as métricas de marketing digital podem ser
uma mina de ouro. Elas mostram onde você está errando, apontam a direção
para corrigir os rumos e revelam oportunidades valiosas. Ainda assim, muitos
gestores da área ignoram o imenso potencial da mensuração. Mal sabem eles
que medir resultados é mais fácil do que imaginam.

Acompanhe tanto no Shopping Market Place como nas mídias sociais, esse cruzamento de informações trará clareza de quem de fato é o seu público alvo e comprador do seu produto, deixando seu funil de vendas mais preciso.

Todo esse processo citado acima é a ponta do iceberg de todo um plano maior para quem quer fazer utilização de um Shopping Market Place, mas é preciso começar a dar seus primeiros passos, planejar e executar o plano para validar é a primeira missão que exige coragem e muita força de vontade.

Aproveite as informações geradas no site da Help Technology e no maior portal de blogueiros do Brasil BlogGeral e faça sua trilha para o sucesso.

 

Leia também: 5 Informações históricas e relevantes sobre o primeiro Shopping Market Place do mundo!

Conheça o Pacote da Help Technology para sua empresa ser referência na Internet – Criação de Autoridade

 

Leia também: https://helptechnology.com.br/shopping-market-place-marketplace/