Sabemos que o Shopping Market Place é um meio de vendas e de todo tipo de negócio que vem amadurecendo no mercado eletrônico nos últimos vinte anos.
Diferente do guia comercial, quando falamos em Shopping Market place, podemos conceituar esse tipo de plataforma de vendas como um Shopping Center virtual.
Cada tipo de plataforma pode apresentar categorias específicas de produtos ou profunda diversidade de produtos e serviços.
Diferente do guia que orienta o cliente potencial com informações orientadas e descrições.
Quando nos referimos ao marketplace sempre pensamos em Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre, OLX e ZAP.
São plataformas de venda direta ou compartilhamento de vendas online, permitindo oferecer diferentes produtos de diferentes categorias de uma empresa ou vendedor individual.
Por outro lado, o guia comercial é um canal físico ou digital que ajuda a vender produtos e serviços para determinado público.
Antigamente, os guias eram somente impressos contendo anúncios e promoções de lojas, comércios e restaurantes. Atualmente, o guia tem sido utilizado no formato de aplicativo e websites.
Seja para a plataforma de venda direta online ou de apresentação específica de produtos, a empresa precisa ter estratégias de mercado consolidadas.
A empresa e suas marcas de vendas precisam projetar algo que gere valor e ajude a empresa a gerar vendas e receitas.
O guia comercial projetado digitalmente através de aplicativos permite a venda de pacotes de serviços, produtos e indicar promoções para públicos específicos.
É aplicado para diferentes tipos de negócios, na tela de abertura, por exemplo, a empresa pode apresentar os principais serviços e produtos.
Quando falamos em loja virtual planejada para vender e incentivar pessoas e outras empresas a venderem dentro do mesmo ecommerce, sabemos que o marketplace ou shopping marketplace ajudam a gerar alta visibilidade.
Sendo quando, quanto temos boa quantidade de visitas, o site terá mais solidez para gerar atração sobre seus produtos e vendas.
Isso ajuda a reduzir os custos com a divulgação contínua. Podemos exemplificar através do Mercado Livre, uma plataforma de vendas acessada por milhões de pessoas e que consegue gerar visibilidade do produto para diferentes tipos de clientes.
Ao colocar um produto no marketplace, ele estará em destaque na vitrine de uma ecommerce de importância. O cliente se sentirá mais seguro para selecionar o produto e realizar a compra.
Isso ajuda a gerar credibilidade no mercado, sendo o site uma porta de entrada gerando confiança no mercado.
Claro que um Guia Comercial impresso ou digital pode também fazer parte dos esforços de marketing e vendas da empresa, dependendo do mercado e do cliente que se pretende atingir.
Mas, geralmente, os sites de e-commerce são procurados de modo contínuo na busca pela maioria dos produtos.
Conclusão
Portanto, escolher entre o marketplace e o guia dependerão do tipo de planejamento que a empresa e o vendedor pretende engendrar em todo o ciclo de vendas de seus produtos.
Conheça agora mesmo algumas plataforma que já criamos de Marketplace e Guia Comercial:
www.consumiu.com.br
www.htmais.com.br
Leia também: https://helptechnology.com.br/shopping-market-place-marketplace/