Como espaços de Coworking podem ser perfeitos para Empreendedores
Você já pensou em trabalhar em um espaço de coworking? Coworking é definido como o compartilhamento do espaço do escritório por (normalmente) profissionais autônomos e independentes que desejam trabalhar juntos em um ambiente comunitário e colaborativo, em vez do escritório tradicional apenas para funcionários. Esse modelo tem muitas vantagens que podem torná-lo ideal para muitos empresários.
Segundo Adriano Luz do Coworking Webtrends, esses espaços deixaram de ser uma tendência para se tornar uma realidade pois oferece tudo que empreendedores precisam, um bom ambiente de trabalho, infraestrutura sem demandar custos altos e até mesmo endereço fiscal para abertura de empresas.
O Crescimento do Coworking
As vantagens de ser um empreiteiro autônomo são bem conhecidas – ser seu próprio patrão, ter a flexibilidade de escolher seu horário e local de trabalho e a capacidade de deduzir despesas comerciais do imposto de renda são todos incentivos poderosos. As estatísticas indicam que o trabalho autônomo está em um aumento constante e, em 2027, mais de 50% da força de trabalho no Brasil deverá consistir de freelancers, contratados independentes e trabalhadores sob demanda.
O aumento do trabalho autônomo levou a uma explosão na demanda por espaços de co-working, particularmente de millennials em startups da indústria de tecnologia. O número de espaços de coworking cresceu 16% em 2019 no Brasil e 36% em outros lugares. Superstars da tecnologia de vários bilhões de dólares, como Uber e Instagram, foram incubados em espaços de coworking.
Dependendo de suas finanças e da situação familiar, trabalhar em casa pode ser vantajoso, mas também pode deixá-lo isolado ou sujeito a distrações que podem afetar sua produtividade. Se trabalhar em casa não é adequado, mas você não precisa ou não pode pagar um espaço de escritório privado tradicional, talvez seja hora de investigar os benefícios do coworking.
Os espaços de coworking são ideais para startups de baixo custo
O aluguel de escritórios comerciais tradicionais normalmente requer a assinatura de um contrato de arrendamento com duração de dois a 10 anos (cinco anos é o típico). Geralmente, também é necessário um depósito. Dependendo das leis estaduais ou provinciais e de como o contrato de arrendamento é estruturado, romper um contrato de arrendamento comercial pode ser difícil e caro, especialmente se o espaço não estiver em alta demanda.
Por outro lado, o espaço de coworking é tratado mais como uma associação de clube – o espaço é normalmente alugado por mês, com alguns fornecedores oferecendo opções semanais, de hora em hora ou até mesmo pagas conforme o uso. Do ponto de vista do fluxo de caixa, o espaço de coworking é ideal para empreendedores que buscam um espaço de trabalho profissional sem os altos custos iniciais e o compromisso de longo prazo.
A flexibilidade do espaço de coworking também pode ser uma vantagem para uma empresa em crescimento. Acomodar funcionários adicionais é tão simples quanto adicionar associações.
O preço do espaço de coworking pode variar de algumas centenas de reais por mês a milhares, dependendo principalmente dos seguintes fatores:
Os espaços de coworking mais caros geralmente atendem a empresas estabelecidas ou startups bem financiadas, ao invés de empreendedores individuais.
As instalações de coworking são tudo incluído
Uma das outras grandes vantagens do coworking é evitar todos os outros custos iniciais de espaço de escritório privado, incluindo móveis, utilidades, taxas de serviço de aluguel adicionais e eletrodomésticos (máquina de café, geladeira, microondas, etc.). Encontrar um espaço de escritório privado adequado também pode consumir muito tempo.
Os usuários do espaço de coworking assinam um contrato de associação que estabelece taxas, regras de uso de espaço e quaisquer outros aspectos legais que regem o relacionamento provedor-membro. Este contrato inclui detalhes sobre todas as comodidades com tudo incluído.
Uma associação ao espaço de coworking normalmente inclui:
Outra característica atraente dos espaços de coworking, especialmente para empreendedores, são menos responsabilidades. A gestão do edifício é responsável pela manutenção e limpeza das instalações. A natureza abrangente do coworking também simplifica muito a preparação de contabilidade e impostos, pois todos os serviços são consolidados em uma única fatura mensal.
O coworking pode facilitar muito o caminho para iniciar um novo negócio e também fornecer flexibilidade quando seu negócio estiver crescendo. Você pode adicionar membros da equipe a qualquer momento, sem os custos e o compromisso do espaço de locação comercial.
Coworking oferece colaboração e sinergia
Infelizmente, uma das desvantagens de ser um freelancer autônomo é o isolamento – muitos empreiteiros trabalham em casa e não obtêm a sinergia e a interação social que trabalhar em um escritório com um grupo de pessoas com ideias semelhantes pode oferecer. Dependendo da situação da sua família, um ambiente doméstico também pode ser muito perturbador, assim como outros locais onde os empresários às vezes optam por trabalhar, como cafés ou shoppings.
Um ambiente de coworking pode fornecer:
Coworking conecta você a contatos valiosos
Espaços de coworking são ambientes ideais para networking com outros empreendedores, especialmente para startups. Precisa de ajuda com contabilidade, um web designer para o site de sua empresa, um fotógrafo para cobrir seu próximo evento ou alguém para ajudar com sua campanha de marketing de mídia social? A experiência de que você precisa pode estar a apenas algumas mesas de distância.
Além disso, oferecer seus serviços a outros membros pode gerar novos negócios sem os aborrecimentos de marketing. Conviver com outros empresários diariamente é ótimo para o boca a boca e é uma forma muito mais eficaz (e menos cara) de conquistar novos negócios do que anunciar.
Para estudantes e estagiários de verão, o coworking também pode ser uma ótima maneira de conhecer empregadores em potencial.
Coworking é ideal para você?
Embora o coworking tenha muitos benefícios, não é necessariamente para todo empresário ou empresa. Uma empresa iniciante que tem capital suficiente do (s) proprietário (s) ou acesso a dívida ou financiamento de capital pode preferir o aluguel de espaço de escritório comercial por uma série de razões:
A “vibração” pode não ser do seu agrado: por exemplo, se você dirige uma empresa de design gráfico, é improvável que tenha muito em comum com um grupo de contadores no mesmo espaço. Você também pode se sentir mais confortável trabalhando ao lado de pessoas de certa faixa etária ou sexo.
A maioria das empresas de sucesso que estão em fase de crescimento e têm ou esperam ter uma dúzia de funcionários ou mais provavelmente irão querer a privacidade e segurança de alugar seu próprio espaço de escritório, mas para empreendedores individuais e outras microempresas (e particularmente para startups), o baixo custo e a natureza flexível do coworking tornam-no uma opção muito atraente.