Saúde bucal, veja 6 motivos para ir no dentista regularmente

Saúde bucal
Quando se fala em Saúde bucal, muita gente logo associa o tema a ter um sorriso bonito e, consequentemente, uma melhor aparência, não é mesmo?

 

 

Para algumas pessoas, ir ao dentista é algo que acontece quando se quer melhorar a estética do sorriso e, dessa forma, valorizar a própria aparência e a Saúde bucal.

Porém — apesar de isso ser, sim, um motivo válido —, ele não é nem de longe o mais importante!

Por mais que você tenha uma rotina diária de Saúde bucal com escovação e uso de enxaguante bucal e fio dental, há diversos problemas dentários que podem surgir e evoluir de maneira assintomática — isto é, sem apresentar qualquer sintoma nas fases iniciais.

Logo, quando você é capaz de identificá-los, eles já estão em um estado crônico que compromete (e muito) a aparência do seu sorriso. Para completar, é comum que eles acabem precisando não só de um tratamento mais complexo, mas também de uma intervenção cirúrgica.

É por isso que ir a um dentista geral é um tipo de cuidado do qual não dá para abrir mão, pois esse profissional está capacitado para avaliar desde a aparência até o estado da estrutura dos dentes e a estrutura óssea da face.

Inclusive, indicando exames que podem ser necessários para conferir e diagnosticar danos, deficiências e doenças internas na região buco-maxilo-facial. Problemas que podem causar desde uma simples dor de dente até prejudicar diversos aspectos da sua saúde como um todo.

Por exemplo, a sua capacidade de mordida ao se alimentar, a sua digestão — já que ela começa pela boca e depende de uma correta mastigação — a sua respiração, a qualidade do seu sono e a articulação de palavras — que deixam a sua fala bem menos compreensível. Saúde bucal

A limpeza é, facilmente, um dos tratamentos mais populares nas clínicas odontológicas. Isso se deve ao fato da praticidade e rapidez com a qual é feita e também porque ela é recomendada para todas as idades, desde as crianças até os idosos.

Por meio dela, o dentista faz uma higienização mais profunda e minuciosa dos dentes, fazendo a remoção das placas bacterianas que não saem apenas com a escovação diária — por melhor que esta seja.

Isso é muito importante porque o acúmulo dessas bactérias pode evoluir para a formação de tártaro e gerar, em paralelo, uma série de problemas bucais, como gengivite, cáries, periodontite, mau hálito crônico etc.

Agora veja os 6  motivos para cuidar da sua higiene bucal
1. Prevenir outros problemas de saúde:

Muita gente não sabe mas, existem doenças bucais, que quando não tratadas, podem influenciar na saúde como um todo.
Problemas com a mastigação podem causar dores de ouvido e até quadros de sinusite, essa dificuldade de processar os alimentos na boca ainda pode causar azia e refluxo pela textura do alimento que é enviado ao estômago. Existem algumas bactérias, presentes em quem tem problemas com tártaros que afetar a saúde do coração causando endocardite bacteriana, que é a presença de bactérias nocivas dentro do coração.

2. Maior economia de dinheiro:

Pode parecer estranho, consultas mais frequentes ao dentista ser mais barato que uma visita quando sente dor, na verdade isso é muito lógico.

Uma consulta de rotina tem um valor muito inferior ao valor cobrado por tratamento dentários, pagar por uma limpeza ou a retirada de uma cárie representa menos da metade do valor cobrado pela realização de um canal, por exemplo.

Isso sem pensar no dinheiro que será gasto com exames, remédios e consultas periódicas até que o problema seja totalmente solucionado.

3. Aumentar a autoestima

Muitas pessoas têm vergonha de seus dentes e por isso se sentem tristes e constrangidas. Ir ao dentista de maneira regular resolve todos esses problemas, deixando a pessoa com um sorriso mais bonito o que diretamente aumenta sua autoestima.

4. Evitar a perda de dentes

A melhor maneira de prevenir a perda de dentes tem início dentro de casa, com uma boa escovação aliada ao uso do fio dental, é claro, porém só isso não basta. Ir ao dentista de maneira regular garante um atendimento odontológico preventivo e de qualidade, que inclui limpezas, aplicações de flúor, identificação de problemas silenciosos, além de exames complexos.

5. Evitar dores e incômodos dentários

Além da prevenção de doenças cancerígenas e bacterianas, a consulta frequente com um dentista pode auxiliar na identificação da má oclusão – encaixe incorreto da mandíbula –, e demais anomalias na formação das arcadas dentárias que possam exigir a correção ortodôntica.

Esse tipo de falha no desenvolvimento ósseo dos dentes pode causar ainda mais desconfortos do que “apenas” a aparência do sorriso, como muitos ainda acreditam na Saúde bucal

6. Mau hálito

O mau hálito pode ser motivado por vários fatores . Um deles, por exemplo, é a junção de bactérias, restos de comida e os detritos gerados pela descamação da mucosa bucal que se concentram sobre a língua — a chamada saburra lingual. Se ela não é devidamente removida e permanece ali, torna-se uma crosta densa que é responsável pela produção de odores e até gostos desagradáveis na boca.

O grande problema aqui é o fato dessa halitose se tornar crônica e lhe acompanhar todos os dias, desde o momento em que você acorda até a hora em que vai dormir. Isso cria diversas situações embaraçosas que acertam em cheio a autoestima e a autoconfiança de qualquer um, pois dificultam a interação social e os relacionamentos amorosos. É por esse motivo que a higiene bucal não deve focar apenas nos dentes, mas também na língua.

Isso porque ela pode ser a principal responsável por dores na região da cabeça e pescoço, enrijecimento do maxilar, dificuldade na mastigação e até na fala e respiração.

O tratamento desse tipo de condição geralmente é demorado, requer o acompanhamento constante do ortodontista e o uso de aparelhos.

Por isso, o processo completo pode se tornar muito caro e, dependendo do quadro,  demandar procedimentos complementares. Por isso a importância da Saúde bucal

Benefícios de um tratamento de ortodontia.

Os dentes e as gengivas ficam saudáveis. Dentes alinhados permitem uma melhor mastigação e digestão. Permitem uma correta higienização evitando as doenças das gengivas. Uma mordida correta reduz o stress e as dores de cabeça. A pessoa adquire confiança e melhora as suas relações profissionais e pessoais. O sorriso, a imagem e as características faciais ficam beneficiados. A fonética e a facilidade de falar em público aumentam

Nós da Help temos os melhores planos Odontológicos, que cabe no seu orçamento .

Entre em contato a gente.

E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br

Telefone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *