Público alvo. 6 dicas para definir o seu

Público

Compreender quem é seu público-alvo é uma das chaves principais para ter um negócio de sucesso.

O público-alvo é um grupo específico de consumidores com características semelhantes e que estão mais dispostos a adquirir os produtos que uma empresa oferece. É um perfil de pessoas que tem potencial para se tornar cliente.

Geralmente,  é definido através de pesquisas e estudos. Informações como idade, gênero, classe social e preferências são coletadas, formando, assim, as características do perfil.

Um dos maiores erros cometidos pelas marcas no ambiente digital é tentar alcançar todas as pessoas e não definir o seu público-alvo. Desse modo, fica praticamente impossível obter bons resultados com o marketing digital. Afinal de contas, nos dias de hoje, vive-se um fenômeno de escassez da atenção e, para captar o interesse das pessoas, é necessário ser específico.

No entanto, não tem como ser preciso na internet, se você ainda não sabe como descobrir o público-alvo da empresa. Ao determinar o perfil dos consumidores que pretende atingir, ficará muito mais fácil definir as ações mais adequadas para impactá-los.

Tendo uma boa definição, você poderá melhorar as estratégias de marketing da sua empresa, como:

• Desenvolver uma linguagem e identidade que esteja de acordo com o seu público;

• Definir os seus canais de comunicação;

• Produzir conteúdo relevante para o público-alvo;

• Saber como e quando oferecer promoções;

• Fazer alterações no seu produto de acordo com as preferências do seu público.

Como definir o seu público-alvo?

1. Conheça seu mercado

Entender o mercado que corresponde ao seu nicho é o primeiro passo para identificar seu público-alvo. E a pesquisa de mercado não envolve somente as características de um nicho, mas também fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem influenciar no desempenho da sua empresa.

 

2. Crie estratégias para atingir o seu alvo!

Agora é hora de criar estratégias para atrair seus clientes, que envolvem desde detalhes do produto, preço, local e canais de vendas, até promoções e campanhas. Pense em como apresentar o seu negócio e quais mensagens irão conectar com os consumidores certos.

3. Pesquise muito

É nessa etapa que entram as pesquisas e coletas de dados. Elas são fundamentais para que você obtenha características precisas do seu público-alvo, pois trabalhar somente “no chute” e na dedução não funciona no marketing.

Você pode fazer suas pesquisas através de questionários e formulários online. Use questões de múltipla escolha, escala de notas e “sim ou não” para tornar a sua pesquisa mais dinâmica e conseguir resultados mais eficientes.

4. Defina seu público-alvo de fato

Depois de realizar suas pesquisas, é hora de definir o seu público-alvo a partir das informações recolhidas. O importante, no fim de tudo, é que você consiga entender com quem deve dialogar e quais os benefícios que o seu produto deve trazer para esse público.

5. Demográfica

idade, gênero, tamanho da família, ciclo de vida familiar (solteiro, casado com/sem filhos etc.), renda, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade, geração, religião, raça, nacionalidade;

 

6.Criar campanhas mais eficientes

Este talvez seja o principal benefício da definição. As empresas conseguem otimizar os investimentos e criar campanhas mais eficientes, que não desperdiçam esforços com quem não tem chances de comprar.

 

A importância de definir o público-alvo do seu negócio está, justamente, no fato de este ser o norte de muitas das estratégias que serão adotadas pelas diferentes áreas da empresa. Produto, marketing, vendas, atendimento ao cliente ou customer success, todas elas devem ser pensadas com o objetivo de satisfazer as necessidades

Essa definição é uma etapa importante na construção de um negócio, pois, sem foco, não se comunica com quem realmente interessa.

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