MEI. Com a crise de 2020,número de microempreendedor cresce

MEI
Fica cada dia mais difícil ter carteira registrada no Brasil. MEI e a grande aposta dos desempregados.

O que é MEI

É uma classificação de empresa criada no Brasil para regularizar de forma simplificada a situação de muitos empreendedores no país que antes eram considerados trabalhadores informais.

Quem quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria e fatura até R$ 81 mil por ano pode ser um Microempreendedor Individual.

O MEI foi criado em 2009 para tirar da informalidade profissionais autônomos e pequenos empreendedores. É um tipo de empresa simples e que se ajusta muito bem às necessidades de quem atua de forma autônoma. Ao se formalizar como MEI, o empreendedor passa a ter um CNPJ próprio, a possibilidade de emitir notas fiscais e de ter acesso aos benefícios da Previdência Social.

Brasília – Os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País representam 27% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos. Os dados inéditos são revelados pelo presidente do Sebrae. O empreendedorismo vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos e é fundamental que cresça não apenas a quantidade de empresas, mas a participação delas na economia”

Investir no próprio negócio virou alternativa para fonte de renda durante período de pandemia. Segundo o Instituto Locomotiva, o comportamento do consumidor mudou. O aumento no percentual de empresas transformou não só a economia, mas a maneira de comprar e vender. O e-commerce, por exemplo, cresceu em 75% em 2020.

Um levantamento do Sebrae constatou que o Instagram, junto ao WhatsApp e Facebook, são as plataformas de redes sociais mais usadas para venda, principalmente através de estratégias como o Unboxing, na qual a pessoa compartilha a experiência de “desembalar um recebido”.

“Observando o aumento no segmento dos microempreendedores, o mercado gráfico precisou se atualizar para entregar novas soluções

Os resultados de abertura de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) mostra a força do empreendedorismo no Brasil, que mesmo diante das incertezas e adversidades, tem tirado do papel o sonho de muitas pessoas de ter o próprio negócio.

Um dos principais desafios que os empreendedores enfrentam é a dificuldade de fazer a gestão financeira e administrar tudo sozinho. São muitas funções a serem executadas e cuidadas. Marketing, controle de vendas, controle financeiro, gestão de pessoas, estoque, entre outras, principalmente nas micro e pequenas empresas.

Há diversas ferramentas disponíveis no mercado que auxiliam na gestão e tomada de decisão, mas também é fundamental ter parceiros e fornecedores de confiança que auxiliam na rotina de micro e pequena empresa.

Quais são as atividades permitidas?

São centenas de atividades permitidas para esse tipo de empresa, dentre elas:

• cabeleireiro

• manicure

• pedicure

• comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios

• promoção de vendas

• lanchonetes

• casas de chá, de sucos e similares

• fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar;

• instalação e manutenção elétrica

• atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza

 

Praticamente qualquer brasileiro maior de 18 anos e que não seja pensionista ou servidor público pode abrir um MEI. Se for estrangeiro, tem que ter visto permanente. O que precisa ser respeitado na hora de abrir uma microempresa individual é a atividade que vai ser desenvolvida.

É por meio da criação da sua empresa que se abrem novas oportunidades de negócios e também a possibilidade de investir em conceitos empreendedores que farão seu negócio crescer. Com a compreensão da categoria à qual pertence, você se enxerga em um novo patamar, o que muda positivamente sua relação com clientes e potenciais compradores.

A Help tem um serviço onde faz você tirar o seu sonho da cabeça e colocar no papel.!

Profissionais que irão te auxiliar a você ter o melhor desempenho no seu próprio negocio.

Entre em contato com a gente !

E-mail: marcela.rodrigues@helptechnology.com.br

WhatsApp:  Marcela Rodrigues

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *