Finanças Pessoais: 10 Livros para aprender a cuidar do seu dinheiro

finanças
Você sempre quis aprender sobre finanças, economia e administração financeira, mas não sabia por onde começar? Neste artigo você vai conhecer os melhores livros para começar a sua jornada de conhecimento financeiro. 

 

Ao longo da vida, aprendemos por bem ou por mal, o quão importante é a educação financeira para não se meter em furadas no futuro.

Quantos conselhos você gostaria de ter ouvido quando mais novo, que teriam feito total diferença hoje? Quantos anos de trabalho desperdiçados porque você não soube como poupar do jeito certo? 

Bem, chegou a hora de dizer adeus aos velhos hábitos e iniciar uma nova vida financeira, aprendendo com os melhores! 

Neste artigo, indicaremos os X melhores livros sobre economia para você dominar as suas finanças e nunca mais entrar no vermelho. Continue acompanhando.

1. Pai Rico, Pai Pobre

 

O livro nº1 em finanças pessoais, publicado há 20 anos e segue sendo uma leitura praticamente obrigatória para quem quer aprender a ter uma vida financeira de sucesso. O autor propõe a reflexão acerca do que é ensinado na sociedade desde que  o indivíduo está na escola, onde ele precisa ter boas notas, para então ter um emprego seguro, sendo que não existe um emprego seguro.

A reflexão de Robert Kiyosaki é sobre a importância de aprender sobre educação financeira desde jovem, pois a formação proporcionada pela escola não os prepara para o mundo quando saem dela. E mais o do que isso, entender que você controla o seu próprio destino, ou alguém irá fazê-lo por você.

“A principal razão pela qual as pessoas têm problemas financeiros é que passaram anos na escola, mas não aprenderam nada sobre dinheiro. O resultado é que elas aprendem a trabalhar por dinheiro… mas nunca a fazê-lo trabalhar para elas.” – Robert Kiyosaki.

2. A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade

 

O livro de finanças mais falado dos últimos anos, a abordagem de Morgan Housel é baseada na psicologia que interfere no modo como tomamos decisões financeiras. 

Sinopse: A forma como lidamos com o dinheiro ― finanças pessoais, investimentos, decisões de negócios ― costuma ser explicada como um campo puramente matemático, no qual dados e fórmulas nos dizem o que fazer.

A verdade, porém, é que grandes decisões monetárias não são tomadas diante de uma planilha, mas durante jantares com a família e reuniões com os colegas de trabalho. Além disso, cada decisão é um reflexo da história pessoal e das dificuldades enfrentadas pelo indivíduo que a tomou.

Abordando a gestão financeira de maneira inédita, Morgan Housel apresenta casos de sucessos e fracassos que demonstram a importância do fator psicológico nas finanças, oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca do maior objetivo de todos nós: a felicidade.

3. Eu Mereço Ter Dinheiro! Como Ser Feliz Para Sempre na Vida Financeira

 

Este livro é para o público feminino, onde o autor ensina em dez passos simples, como as mulheres podem encontrar a independência financeira. Sua linguagem despojada e simples faz uma metáfora usando as princesas dos contos infantis como exemplos de como cuidar das finanças e as possíveis consequências de uma má gestão das finanças pessoais.

4. Terapia Financeira

 

No best seller Terapia Financeira, Reinaldo Domingos apresenta os quarto passos da Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar). O livro é o resultado de anos de reflexão e observação do autor no que se refere ao comportamento humano associado às práticas cotidianas quando o assunto é dinheiro.

Os capítulos abordam conceitos que o educador financeiro desenvolveu ao longo do tempo, o que constitui a filosofia de vida que o levou a conquistar sua independência financeira aos 37 anos de idade.

As orientações e ensinamentos são embasados nos pilares da Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar Poupar). Um método de ensino desenvolvido pelo autor que consiste em diagnosticar gastos, priorizar sonhos, planejar o orçamento e poupar rendimentos.

5. A Nova Regra do Jogo

 

Neste livro, Rafael Paschoarelli fala sobre as armadilhas do consumo e como os bancos, lojas e demais estabelecimentos se aproveitam da ignorância financeira das pessoas para lucrar.

O livro foca em ensinar o leitor a saber negociar e renegociar sozinho, como em um jogo, os principais produtos financeiros destinados às pessoas físicas. Ensina a importância de desconfiar da qualidade de produtos, investimentos, previdências, financiamentos e outros produtos financeiros que praticamente todas as pessoas têm.

A nova regra do jogo ajudará o leitor a construir um olhar crítico sobre o mercado, explicando como o mundo das finanças funciona, e como não gastar dinheiro desnecessariamente, aproveitando as vantagens que o mercado financeiro oferece.

6.  O que os Ricos Sabem e Não Contam

 

O livro aborda a questão da mentalidade do sucesso, e como é importante acreditar no seu sucesso para que seja possível alcançá-lo, sem assumir que você já fracassou sem nem antes tentar.

Com dicas de marketing pessoal, ensinamentos sobre o mercado financeiro e o uso da criatividade para alcançar o sucesso, o livro é dividido em 6 partes ensinando métodos simples, práticos e inovadores para fazer seus negócios e suas finanças pessoais progredirem.

7. Mais tempo, Mais dinheiro

 

Nesse livro, os autores Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi compartilham casos de sucesso de pessoas que conseguiram alcançar o equilíbrio entre ter tempo para usufruir dos frutos do trabalho, e realmente produzir a riqueza que achavam necessária para serem felizes.

O livro aborda a realização pessoal que vem do equilíbrio de ter tempo o suficiente para aproveitar os frutos do seu trabalho. Afinal, quem não quer poder ter os dois? Tempo e dinheiro na medida certa.

Nesse livro, você vai aprender a utilizar com sabedoria essas duas riquezas de forma sustentável não só em benefício próprio mas também das pessoas que o cercam.

Gostou do post? Visite o site da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Whatsapp: Bruna Teixeira

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)
Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *