CMS: 6 Vantagens do Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

cms

O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS), do inglês Content Management System, é um software executado no navegador que permite criar, editar, organizar e publicar conteúdos em um site.

Os sites hoje são o principal canal de vendas de qualquer negócio que deseja expandir online. É por meio do site que o consumidor conhece a empresa, seus produtos e serviços e pode realizar compras. Além de claro, acessar todas as informações que a empresa deseja passar.

Ter um site eficiente pode ser um desafio se você não tem as ferramentas certas. Com pouco conhecimento técnico ou uma equipe qualificada de programadores, as chances de alcançar os resultados são baixas.

É aí que entram os softwares! Para salvar a pele de quem não é mestre da programação, mas sabe a importância de otimizar a experiência do usuário ao entrar no site. 

Neste conteúdo você vai aprender tudo que precisa saber sobre o CMS, suas funcionalidades, benefícios e como migrar para esse sistema. Continue acompanhando!

O que é CMS?

Basicamente, o CMS é um sistema online que permite criar um site de forma simples, sem que você precise usar linguagem HTML, por exemplo.

Existem várias plataformas de CMS, e cada uma oferece uma série de funcionalidades. Você não precisa saber mexer no programa, ele já vem com um modelo pronto e você pode começar a criar, editar, apagar e publicar os conteúdos do site. 

O CMS mais usado do mundo é o WordPress. Ele alimenta cerca de 35% de todos os sites da internet. Outros sistemas populares são Magento e Drupal, mas existem outras diversas opções.

Cada plataforma de CMS disponibiliza diferentes modelos, temas, funcionalidades, plug-ins e extensões. A liberdade de criação vai depender das funções disponíveis na plataforma que você escolheu. 

Por isso, recomendo estudar sobre o programa para conhecer todas as ferramentas que você tem acesso e como utilizá-las ao seu favor. 

E os códigos? 

Mesmo com uma plataforma completa, que já programa a base do site para você, ainda é possível utilizar HTML, CSS e PHP se quiser personalizar ainda mais as funções do seu site. 

Você pode usar os códigos para complementar a estrutura oferecida pelo CMS e adicionar, retirar ou modificar elementos do site como bem quiser. 

Mas a grande vantagem do CMS é justamente não precisar de nada disso para ter um site completo prontinho para entrar no ar desde o primeiro cadastro.

Benefícios do CMS

1. Facilidade de uso

A maior vantagem do CMS é a facilidade de usar. Qualquer pessoa pode criar um site, sem precisar conhecer nadinha de programação e ainda assim ter um site de sucesso. 

Quando criado do zero, a cada atualização é preciso de um profissional que faça os ajustes manualmente. Isso acaba demandando tempo e dinheiro. Com um CMS, nada disso é necessário.

As plataformas são intuitivas e didáticas, assim você pode focar na estratégia do site e deixar a parte operacional para a plataforma cuidar.

2. Plug-ins e extensões

O CMS permite a adição de plug-ins e extensões, que são programas usados para aumentar as funcionalidades de um site. 

Um exemplo é o plug-in de Yoast SEO, que vai te ajudar a usar técnicas de SEO nas publicações para ranquear melhor os seus conteúdos nos resultados de busca.

E mais uma vez, você não vai precisar desenvolver manualmente cada uma das funções que quiser adicionar no seu site. A variedade de extensões é surpreendente, vão desde calendários otimizados para eventos até otimização de design como o Smush.

Nem sempre os plugins são gratuitos. Mas garanto que saem mais em conta do que desenvolver uma ferramenta do zero. 

3. Otimização para busca orgânica

Não basta ter um site bonito e bem feito, é preciso ser encontrado online. Quando um usuário faz uma busca no Google, por exemplo, os primeiros resultados da pesquisa são os mais acessados.

Mas não é à toa que um site aparece em primeiro, enquanto outro site (que na maioria das vezes aborda o mesmo assunto) está lá no final da página.

Para estar nos primeiros resultados, o Google usa uma série de critérios para ranquear os sites. Esses critérios são usados para avaliar a qualidade do conteúdo e a autoridade do site. 

O SEO é um conjunto de técnicas que otimizam o seu conteúdo de acordo com os critérios do Google e demais motores de busca. 

Com um CMS, você pode adicionar o plugin Yoast SEO, que indica quais regras você está seguindo no seu conteúdo, como o uso de mídias ricas e parágrafos curtos. Assim você não precisa lembrar de regrinha por regrinha.

O plugin do SEO inclusive pontua o seu artigo de 0 a 100, mostrando a qualidade do conteúdo. Isso é muito útil para economizar tempo e identificar rapidamente como o seu conteúdo pode melhorar para ranquear melhor. 

4. Baixo custo de manutenção e atualização

O custo benefício das plataformas CMS é muito bom. Em vez de contratar um programador que utiliza uma linguagem complexa e pouco conhecida no mercado, você pode usar um sistema que já vem praticamente pronto, criado por programadores que trabalham de forma colaborativa.

Portanto, o custo de manutenção e atualização é muito menor. Mesmo que você faça alterações, ainda é mais barato que criar tudo do zero.

5. Carregamento rápido

Outro benefício de usar um CMS é a boa velocidade de carregamento das páginas. Além de melhorar a experiência do usuário, é um dos fatores levados em conta no ranqueamento do SEO.

A velocidade de carregamento é muito importante para a retenção dos usuários na página, e quando falamos de negócios, quando um usuário desiste de acessar seu site, é uma potencial venda indo embora.

6. Compatibilidade com dispositivos móveis

Por último, mas não menos importante, a compatibilidade do site com os dispositivos móveis é uma vantagem do CMS, que geralmente oferece a versão mobile até em aplicativo.

A maior parte dos usuários acessam sites pelo celular, por isso é importante se atentar à compatibilidade do seu site e o desempenho na versão mobile.

Vale ressaltar que ser compatível com celulares e tablets é outro fator levado em conta pelo Google para ranquear sites nos resultados de busca.

Como Migrar para outro CMS

E se eu quiser migrar meu site para outro CMS? É possível trocar sem perder tudo que já publiquei no atual?

Sim! As plataformas permitem a migração do seu site para outra. Geralmente você encontra essa função nas configurações. Como depende da plataforma que você usa, vamos dar um passo a passo que vai te ajudar em todos os casos:

  1. Faça backup das suas informações e bancos de dados: ter um backup é uma segurança no caso de perder as informações, conteúdos e dados do seu site no processo de migração. Assim, você pode continuar usando o CMS anterior e tentar novamente em outro.
  2. Entre em contato com o suporte do CMS novo: o suporte vai te orientar da melhor forma, tirando dúvidas e auxiliando em qualquer necessidade que você tiver.

Conclusão

O CMS é a melhor opção para você que quer criar um site, mas não sabe por onde começar ou tem pouco conhecimento técnico. Além de ser fácil de usar, oferece uma série de ferramentas e vantagens que melhoram o ranqueamento do site e a experiência do usuário.

Gostou do post? Visite o blog da Help para ler mais assuntos como este.

Para mais infos:

E-mail: bruna.teixeira@helptechnology.com.br

Telefone: (11) 4746 8556 (São Paulo)

Telefone: 0800 591 5517 (demais localidades)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *