5 Principais conceitos de cliente e mercado

5 Principais conceitos de cliente e mercado

Março 28, 2020 0 Por Eder

Antes de querer se aventurar na criação do seu negócio, é importantes entender alguns conceitos básicos de cliente e mercado. Só assim poderá oferecer serviços e produtos com qualidade. Tais conceitos permitem que você entre na mente do cliente, para prepara o que é mais adequado a suas necessidades e o mercado, como e por que ele se comporta em várias situações.

Para entender cliente e mercado, e seu comportamento; estes cinco conceitos principais precisam ser dominados. Todos os esforços de marketing são feitos para atrair clientes, atendendo a um valor superior e capturando um valor de retorno para o cliente em uma rotina superior à dos concorrentes no mercado que competem com o mesmo motivo.

Portanto, entender o cliente, o mercado e seu comportamento é essencial para qualquer decisão e ação de marketing.

Especialistas em marketing e gurus examinaram o cliente, o mercado e a maneira como ele se comporta. Eles identificaram e reconheceram estes cinco principais conceitos de cliente e mercado;

Necessidades, desejos e demandas

O conceito mais básico de marketing fundamental é o das necessidades, desejos e demandas humanas.

As necessidades humanas são estados de privação sentidas. Os profissionais de marketing não criaram essas necessidades; eles são uma parte primária da composição humana.

Necessidades físicas básicas de comida, roupas, calor e segurança; necessidades sociais de pertença e afeto; e necessidades individuais de conhecimento e auto-expressão; são necessidades dos seres humanos.

Quer são necessidades moldadas pela cultura e pela personalidade individual. Todo ser humano precisa de comida, mas a forma como eles tomam comida é diferente devido aos atributos culturais e sociais de um indivíduo.

Uma pessoa pode gostar de um hambúrguer ou cachorro-quente, outra pode gostar de batata frita ou peixe.

As características culturais e sociais dos indivíduos moldam os desejos. Com poder de compra, desejos se tornam demandas.

Desejos e necessidades que levam as pessoas a exigirem produtos e serviços.

Ofertas de mercado

As necessidades e desejos dos consumidores são satisfeitos por meio de ofertas de mercado, elas são uma combinação, mistura, ou mescla de produtos físicos, serviços, informações, ideias ou experiências oferecidas ao mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.

Exemplos de ofertas de mercado estão por toda parte. Dos anúncios de “Abra a Felicidade” da coca-cola a um banner simples em uma página da web; as ofertas do mercado o encontram, não importa onde você esteja online ou offline.

Para qualquer vendedor que coloca a melhor combinação de ofertas em um mercado, a oferta é o desafio.

Muitos deles cometem o erro chamado “marketing míope” – prestando mais atenção aos produtos específicos que oferecem do que aos benefícios e experiências produzidos por esses produtos.

Aqui, eles estão tão viciados em seus produtos que se concentram apenas nos desejos existentes e perdem de vista as necessidades dos clientes.

Esquecem que um produto é apenas uma ferramenta para resolver um problema do consumidor. “Ofertas de mercado” – que obtém resultados para os vendedores colocam as necessidades, desejos e demandas dos clientes em primeiro lugar.

Valor e satisfação

Os consumidores geralmente enfrentam uma ampla variedade de produtos e serviços em formas de “ofertas de mercado” que podem satisfazer uma certa necessidade.

Como eles escolhem entre essas muitas ofertas de mercado?

Um cliente sempre cria expectativas sobre o valor e a satisfação que várias ofertas do mercado entregam e as compram por esse motivo.

O valor e a satisfação do cliente são elementos fundamentais para o desenvolvimento e gerenciamento do relacionamento com o cliente.

Os profissionais de marketing devem ter o cuidado de definir o nível certo de expectativas. Oferecer demais ou ofertas de mercado mal cozidas não ajudará o valor de captura do profissional de marketing em troca da satisfação do cliente.

Clientes satisfeitos compram novamente e contam aos outros sobre suas boas experiências; por outro lado, clientes insatisfeitos acabam mudando para concorrentes e certamente depreciam o produto para os outros.

Intercâmbios e Relacionamentos entre cliente e mercado

O marketing ocorre quando as pessoas decidem satisfazer suas necessidades e desejos por meio de relacionamentos de troca.

A troca é o ato de obter o objeto desejado de alguém, oferecendo algo em troca. O profissional de marketing tenta dar uma resposta a alguma oferta do mercado.

Por este; os profissionais de marketing tentam criar e manter relacionamentos lucrativos de troca com o público-alvo interessado em uma troca.

Mercados

Os conceitos de troca e relacionamento levam ao conceito de mercado.

Um mercado é o conjunto de compradores reais e potenciais de um produto ou serviço. Esforços de marketing são realizados para controlar os mercados e gerar relacionamentos lucrativos com os clientes.

Para criar esses relacionamentos, os profissionais de marketing devem procurar compradores e suas necessidades, criar boas ofertas de mercado, definir preços para eles, promovê-los, promovê-los, armazená-los e entregá-los.

Atividades como pesquisa do consumidor, desenvolvimento de produtos, comunicação, distribuição, preços e serviços devem permanecer à frente dos concorrentes no mercado.

Estes conceitos de cliente e mercado quando dominados tornam mais fáceis as vidas de pessoas empreendedoras e profissionais de marketing. Seja na criação de um shoping marketplace, ou em uma loja virtual individual. Nós da Help Tecnhology estamos preparados para orientar todos os nossos clientes, entendendo o fluxo e movimento do mercado e as necessidades dos clientes.

Fonte: Iedunote

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