Mulher foto criado por pressfoto - br.freepik.com

10 Dicas Importantes para Advogados que pretendem contratar um plano de saúde.

1 – Fator – Utilidade de um Plano de Saúde

O desafio dos profissionais do direito se colocam a frente diariamente, e manter a saúde em dia é de extrema importância para alcançarem seus objetivos e manterem o foco nas suas tarefas e processos.

Partindo desses pressupostos a contratação de um plano de saúde deve ser feita com cautela e se possível bem assessorado para que exista uma assertividade maior.

Avaliar os hospitais credenciados nos planos de saúde são fatores importantes que interferem diretamente no preço do plano de saúde.

Alguns advogados precisam de plano de saúde para seus familiares (cônjuge e filhos), e por isso é necessário avaliar a necessidade de um plano de saúde de cobertura regional ou nacional.

Para quem já possui um plano e o valor está pesando no orçamento doméstico, deve levar em consideração os mesmos fatores que é utilizado para contratar um plano de saúde novo, são os critérios citados abaixo:

– Quantas consultas foi no último ano no meu plano de saúde?

– Quantas vezes foi ao Pronto Atendimento no último ano?

– Caso tenha crianças, qual a frequência que leva ao pediatra ou especialistas do plano de saúde?

– Quantos exames laboratoriais você e sua família realizaram no último ano?

– Existe uma necessidade de seu plano de saúde ter cobertura nacional?

 

2 – Planejar é preciso …

advogados plano de saude oab caasp Nos consultores de plano de saúde, queremos que você contrate um plano de saúde que seja ideal em todos os aspectos (financeiro, atendimento e utilidade).

O aspecto financeiro deve sempre ser levado em consideração, ou seja, até que ponto comprometer mais de 40% da sua renda mensal para pagar uma plano de saúde é interessante e saudável?

A maioria dos advogados atuam de forma autônoma, e planejar o aspecto financeiro é muito importante para não cair em armadilhas.

Quanto vou pagar mensalmente ou tenho disponível que não me traga transtornos. O plano de saúde não pode comprometer acima de 30% da renda pessoal ou familiar, caso isso aconteça ele se torna um transtorno em vez de um benefício.

Sendo assim é importante sentar, calcular, verificar as contas antes de contratar um plano de saúde!

 

 

3 – Amplitude de atendimento geográfico e localização

A localização é um ponto fundamental para avaliar, o advogado tem que levar em consideração quando for contratar um plano de saúde o fácil acesso aos hospitais e laboratórios do plano de saúde contratado.

Pensando na família é importante observar a rotina, principalmente famílias com crianças é fundamental observar hospitais pediátricos próximos e a capacidade de atendimento e a proximidade com sua residência.

Temos casos em que pais dos Advogados moram em outra cidade, e todos os anos como tradição familiar passam as  festas de finais de ano todos juntos ou até mesmo feriados prolongados.

Com isso, é importante avaliar se o plano de saúde contratado atende na cidade ou regiões vizinhas, pois sabemos que as crianças são imprevisíveis, no caso de um imprevisto o plano de saúde bem contratado estará a disposição para dar o suporte necessário.

 

 

 

4 – Os 5 melhores planos de saúde para advogados

São considerados os melhores do mercado:

Operadoras de Plano de Saúde – Amil, NotreDamme e UNIMED

Seguradoras de Plano de Saúde – Sul-América e Bradesco

 

4.1 – Conhecendo os grandes planos de saúde do mercado

Hoje temos grandes planos de saúde no Brasil, todos regulamentados e fiscalizados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), nesse cenário existem seguradoras e bancos que também oferecem serviços na área de saúde suplementar.

Podemos dividir em dois grandes grupos sendo: Operadoras de Planos de Saúde/ Seguradoras e Administradoras de Planos de Saúde.

 

4.2 – As operadoras

Atualmente no mercado brasileiro temos três grandes operadoras de plano de saúde, que sustentam suas marcas no mercado pela amplitude territorial e administração com alto grau de excelência, são essas:

AMIL, Grupo NotreDamme Intermédica e UNIMED

A AMIL pertence ao grupo United Health Group, empresa especializada em benefícios de saúde com um braço tecnológico responsável por modernizar e ampliar uma força de gestão estratégica e administrativa da empresa que chama Chama Optum.

A Amil planos de saúde acaba de ser eleita a 22ª marca mais valiosa do país, segundo ranking elaborado pela revista IstoÉ Dinheiro e consultoria Kantar Vermeer (grupo britânico WPP), que criou 60 empresas de diversas categorias.

A pesquisa baseia-se em duas dimensões:

A – Financeira – o valor do negócio da empresa e seus intangíveis 

B – Imagem – uma influência da marca no processo de decisão de seus consumidores e investidores.

“Manter o cliente no centro de nossas atenções e investir na qualidade dos nossos serviços com estratégia de longo prazo da empresa”, afirma o CEO da Amil, Sergio Ricardo Santos.

Um dos trunfos dos planos de saúde AMIL é a alta qualidade dos seus profissionais e sua busca incessante por excelência e o alto grau de exigência na seleção de hospitais credenciados.

A AMIL planos de saúde possui rede própria com 14 unidades hospitalares personalizadas, 75 unidades ambulatoriais que usam médicos e clínicas. Atuando em 26 estados e Distrito Federal.

Na mesma fila vem a operadora de plano de saúde NotreDamme Intermédica fundada em 1968, oferece serviços de saúde ampliados e nos último anos vem fazendo aquisições pontuais de pequenos, médios e grandes planos de saúde, sendo suas maiores aquisições os plano de saúde Santa Amália e o plano de saúde Unimed ABC.

Em 2014, uma das maiores empresas mundiais de investimentos, o grupo norte-americano Bain Capital, interessado no mercado de planos de saúde, assumiu o controle de acionário, com isso ampliando ainda mais os investimentos em tecnologia e serviços.

Com isso o Grupo NotreDamme Intermédica começou oferecer ao mercado de planos de saúde várias opções que, atendem diversas classes sociais, com ótimas opções de planos de saúde regionais no estado de São Paulo, Rio de Janeiro.

Fora isso o Grupo NotreDamme possui planos de saúde de atendimento nacional com valores bem abaixo dos maiores concorrentes nacionais. Sua estrutura é composta por 75 centros clínicos, 10 unidades de Medicina Preventiva, 38 prontas socorros, 54 pontos de coleta e 21 hospitais.

Com ampla ação no território nacional, temos a maior operadora de planos de saúde nacional que é a UNIMED Saúde, é uma operadora de plano de saúde  com uma administração cooperativa.

Atua em 83% do território nacional, sendo 345 cooperativas, sendo 115 mil médicos credenciados, 2506 hospitais credenciados e 119 hospitais personalizados, serviços na área de planos de saúde, seguro de vida e saúde ocupacional.

No Estado de São Paulo, principalmente no interior, possui atuação marcante, demarcando seu espaço com autoridade frente aos maiores concorrentes do mercado de planos de saúde.

 

4.3 – As Seguradoras

Os planos de saúde das empresas de seguros são excelentes, atuam com uma rede de hospitais credenciados e a maior parte com acreditações ONA e ABNT. As maiores companhias atuantes no mercado de plano de saúde são: Bradesco, Sul América, SOMPO, Allianz Group.

Todas essas operadoras de planos de saúde só podem ser contratadas individualmente através de administradoras, que possuem acordos com entidades trabalhistas, orgãos e conselhos profissionais.

Com isso deixam de chamar planos individuais e são conhecidos como planos de saúde coletivo por adesão.

 

4.4 – O que são administradoras de planos de saúde e suas funções

Com o avanço do mercado de planos de saúde e a dificuldade de administrar a grande massa de beneficiários das grandes operadoras, surgiram as administradoras que a assumiram a parte burocrática/administrativa dos contratos de pessoas físicas dos planos de saúde.

As administradoras de planos de saúde fizeram acordos com entidades de classe, conselhos profissionais, associações, criando um novo nicho de mercado que são os planos de saúde coletivos por adesão.

Assumiram toda parte de administrativa e comercial das grandes operadoras, como recebimentos, cobranças, emissão de carteirinhas e contratos.

O destaque de mercado atualmente como grande administradora é a Qualicorp, que atende a grandes entidades e conselhos inclusive advogados filiados a CAASP. As concorrentes diretas são Corpore, Allcare, Divicom – dessas três a que desenvolve com destaque e amplo crescimento é a Corpore.

A contratação desses planos é feito via adesão às entidades indicadas pelas administradoras de plano de saúde, onde o contratante deve filiar-se a uma entidade coletiva ligada a sua profissão.

Para fazer parte da entidade escolhida, é necessário ou registrar e contribuir com um valor simbólico mensal,  que permitira a contratação de um plano, que normalmente é por volta de R $ 2,00 a R $ 5,00 – cobrado mensalmente junto com o plano.

Crianças a partir de 2 anos de idade são aceitas desde que estejam registradas em alguma escola, adultos tendo limite de idade de 64 anos e 11 meses e 30 dias.

Existem entidades abertas que aceitam todos os tipos de profissionais, desde que se enquadrem no critério de idade, outro fator  levado em consideração nos planos de saúde coletivos por adesão são os reajustes, que ocorrem anualmente baseado no índice de sinistralidade da entidade filiada.

O reajuste anual é baseado em eventos ocorridos na massa de beneficiários, ou seja, se houver muitas internações, utilização excessiva o reajuste levará isso em consideração.

 

 

 

5 – O que seu plano de saúde deve cobrir.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar define uma lista obrigatória de exames e controles conhecidos como o ROL da ANS que as operadoras de plano de saúde devem cumprir.

Na contratação do plano de saúde segundo orientação da ANS é importante você notar alguns pontos importantes na rede de hospitais, laboratórios e médicos conveniados ao seu plano.

O primeiro ponto é que nem todos os planos de saúde dão direito a internação hospitalar, temos duas opções;

Ambulatoriais – que não atendem internações e hospitais,

Ambulatoriais + Hospitalar – que atendem internação hospitalar e internação hospitalar com obstetrícia.

O segundo ponto importante para avaliar do plano de saúde que pretende contratar é a rede credenciada, avalie com cuidado e atenção quais são os hospitais, laboratórios e médicos que você terá direito de utilizar no plano de saúde contratado.

 

5.1 – Quem regula o setor de planos suplementares do Brasil

No Brasil, temos a Agência Nacional de Saúde Suplementar, que é vinculada ao Ministério da Saúde, regulando o mercado de planos privados de saúde pela determinação da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1988.

A principal função da ANS é fiscalizar e garantir:

Acesso e qualidade assistencial

Sustentabilidade do Setor

Integração da Saúde Suplementar ao SUS

Aprimoramento das interfaces regulatórias

Com esses pilares apontados na agenda de 2016/2018, a agência de saúde suplementar acompanha atendimentos e reclamações de beneficiários de planos de saúde.

Caso o beneficiário aponte algum problema e o plano de saúde não apresente solução, e esse volume de problemas aumentem durante um período, a ANS entra com pedido de suspensão de comercialização para novos beneficiários, até que sejam dadas as devidas soluções pela operadora do plano de saúde.

A ANS exige que em um período pré estabelecido a operadora dê resolução a metade das reclamações.

A agência tem um papel fundamental na qualidade e na regulamentação de serviços do mercado de planos de saúde, é por meio de orientações direcionadas pelo ministério da saúde que ela atua como órgão fiscalizador junto às operadoras de planos de saúde

 

 

6 – Porque ter um plano de saúde e não depender do Sistema Único de Saúde.

O sistema de saúde pública nacional vem sendo desmantelado a cada novo governo. Infelizmente, o sistema único de saúde brasileiro está sendo danificado pela corrupção que contaminou todo o sistema.

O sistema sofre um grande colapso há anos, em contrapartida a esse colapso o governo continua arrecadando muito e não cumprindo seu orçamento.

Por questões como essa que fica claro que não podemos depender de um sistema ineficiente por falta de uma gestão competente.

Com certeza  vale muito a pena encontrar um plano de saúde que atenda às suas necessidades básicas e emergenciais.

Isso pode significar vida ou morte, na maioria das vezes a rapidez de um atendimento pode salvar uma vida.

 

 

7 – Benefícios de fazer parte da CAA-SP, AASP-ADV, ABRADIR e SASP ADV

Apesar de todos os pesares de ter um custo anual com o conselho profissional e filiação a entidades de classe, a melhor forma de fazer isso ter uma ótima relação de custo benefício é descobrir o que essas entidades oferecem para você, principalmente quais operadoras de plano de saúde você pode contratar.

O importante é não desanimar e correr atrás dos seus direitos. O profissionais do ramo do Direito possuem a disposição as melhores operadoras de plano de saúde, vale a pena avaliar quais delas irão atender melhor as suas necessidades. Entre em contato com nossa equipe para conhecer os planos voltados para categoria.

 

 

8 – Os planos de saúde de alto padrão no mercado

Todas as grandes operadoras de plano de saúde comercializam planos com coberturas e hospitais de alto padrão que ultrapassam até a imaginação de especialistas da área. Um dos primeiros itens que diferenciam é a rede de hospitais.

O atendimento em hospitais como Sirio Libanes, Albert Einstein, Samaritano, Santa Catarina, Oswaldo Cruz é o padrão seguido por todos eles.

Referente a acomodação todos planos de saúde de alto padrão oferecem quartos individuais com serviços exclusivos. Telefone, internet, TV a Cabo.

Além desses hospitais, os planos de saúde de alto padrão tem coberturas adicionais que podem variar de operadora para operadora, abaixo a relação de algumas destas:

  • Reembolsos acima do mercado no mercado
  • Coberturas de vacinas – conforme calendário oficial do ministério da saúde.
  • Coleta domiciliar de exames – exclusivo para beneficiários do plano LT4.
  • Serviços personalizados
    – agendamento de consultas e exames;
    – courier para reembolso;
    – central de atendimento exclusivo 24h / dia
  • Transplantes além do Rol
  • Coaching Saúde e Nurseline
  • Cirurgia Refrativa
    • – Consulta Médica Domiciliar.
    • – Fisioterapia Domiciliar
  •    Concierge

– Indicação de empresas de locação de materiais ou aparelhos especiais de apoio à saúde, informações, reservas e organização de serviços como locação de veículos, táxi 24 horas, mensageiro, motorista, entre outros.

  •   Motorista Amigo da Saúde

– Motorista de retorno seguro do seu domicílio, caso fique impossibilitado de dirigir segundo recomendação médica.

  • Remoção Especial

– Ambulância para remoção de segurança quando ele não estiver em condições de saúde para utilizar transporte comum e necessário a realização de exames / consultas.

  • Cobertura internacional do Plano de Saúde

Seguro Viagem Internacional – Diversos serviços em casos de doenças súbitas ou acidentes em viagens: atendimento médico, incluindo limites de cobertura exigidos pelos países de Schengen, gastos com medicamentos, atendimento odontológico, localização de bagagem extraviada e assistência médica.

Consulta ao Viajante – Médicos certificados, exclusivos da rede de referência, realiza uma entrevista detalhada, analisa o roteiro de viagem e faz todas as perguntas sobre o monitoramento e segurança para quem viaja seja o mais tranquilo possível.

– até US $ 100.000,00 por evento dependendo da operadora;
– atendimento no exterior 24 hs

 

 

9 – Planos de Saúde para Idade Mais

Conhecidos como produtos para o público Sênior surgiram como uma ótima alternativa, para pessoas acima de 50 anos que têm um custo elevado no plano de saúde.

Não são planos de saúde com amplas coberturas territoriais e redes credenciadas grandes, mas com especialização em atender esse público.

Com foco na geriatria, esses planos de saúde desenvolveram o conceito de medicina diferenciado, um atendimento humanizado e acolhedor.

Uma mudança de plano de saúde na idade deve ser feita com muito cuidado e cautela. Normalmente nessa idade, os problemas de saúde crônicos e doenças pré-existente devem ser fatores a serem colocados como sinal de alerta.

As operadoras de plano de saúde exigem cumprimento em alguns casos de até 24 meses dependendo da doença pré=existente, a espera de cumprir o prazo de preexistência podem ser um fator de risco muito alto.

Nossa sugestão é que seja feita junto ao especialista de plano de saúde uma avaliação ponto a ponto, discutindo com os familiares e também com quem contribui os riscos e a necessidade de mudança.

 

10 – Além do plano de saúde,  faça seguro de vida.

Na contramão da cultura brasileira, lembre-se do Seguro de Vida e Acidentes Pessoais, dois produtos de preços pequenos para o benefício que oferecem.

O seguro e a vida é um produto com objetivo de proteger não apenas o beneficiário como todos os familiares ou pessoas que dependem de você, em conjunto com o plano de saúde se torna um conjunto incrível de seguridade para todos.

Um dos benefícios mais importantes  do seguro de vida é a proteção que ele oferece nos momentos imprevistos, sem fazer diferença a qual classe social o beneficiário ou família pertence.

Em especial aquelas que possuem pouco ou nenhum valor reservado no momento do imprevisto, é uma excelente alternativa para diminuir os danos econômicos causados ​​em caso de fatalidade do responsável pelo sustento da família em conjunto com o plano de saúde.

Hoje, temos diversos tipos de seguros que diferenciam-se pelas coberturas oferecidas. Você pode iniciar sua contratação de um Seguro de Acidentes Pessoais, que irá dar suporte junto com plano de saúde em caso de algum eventualidade que traga algum custo adicional com despesas médico hospitalares.

Algumas vezes o beneficiário do plano de saúde esquece os custos de um tratamento hospitalar quando opta por um plano de coparticipação e passa por algum evento difícil que pode elevar os custos do plano de saúde durante o período.

Um seguro de acidentes pessoais com cobertura de gastos médicos, hospitalares e odontológicos vai auxiliar na cobertura dessas despesas.

Em breve, postaremos um material exclusivo sobre as principais coberturas e como fazer uma contratação de um seguro de vida que atenda sua necessidade, e informações sobre novidades que estão surgindo no mercado para crianças.

Quer saber qual desses planos de saúde citado no texto atendem melhor sua necessidade, entre em contato através do e-mail plano.saudegeral@gmail.com e solicite valores e informações adicionais.

 

Alan Martins
Especialista em Planos de Saúde e Vida
plano.saudegeral@gmail.com
Metabens – Caminhando Rumo aos Seus Sonhos!

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *